Rua Joaquim Floriano, 466, Conjunto 1516. Itaim Bibi – São Paulo/SP

Porque as varizes aparecem geralmente nas pernas?

Tratamento-de-Varizes

Você já se perguntou por que as varizes parecem preferir as pernas em vez de outros lugares do corpo? A resposta reside na gravidade e na anatomia vascular. Vamos explorar esse fenômeno e entender como a localização das varizes afeta as opções de tratamento.

A Influência da Gravidade

As veias têm a nobre tarefa de transportar o sangue de volta ao coração. No entanto, as veias das pernas estão localizadas mais abaixo e a uma distância maior do coração, tornando o retorno do sangue um desafio maior em comparação com as veias dos braços, que estão mais próximas e quase ao mesmo nível do coração. Esse fato torna as pernas um alvo mais comum para o desenvolvimento de varizes.

Varizes em Outras Partes do Corpo

Embora as pernas sejam o local mais comum para o surgimento de varizes, elas não são as únicas áreas afetadas. Varizes, por definição, são veias dilatadas e tortuosas e, portanto, podem ocorrer em qualquer parte do corpo. Além das pernas, outros locais onde as varizes podem aparecer incluem membros superiores, veias pélvicas, testículos (varicocele), parede abdominal e assim por diante.

Impacto na Escolha do Tratamento

A localização das varizes desempenha um papel importante na determinação do tratamento adequado. Por exemplo, varizes pélvicas são geralmente tratadas com oclusão usando técnicas de embolização com agentes específicos, como molas ou espuma de polidocanol. Por outro lado, as varizes nas pernas frequentemente requerem a ressecção das veias doentes como parte do tratamento. Portanto, o tratamento é altamente dependente da localização das varizes.

Por Que as Varizes São Mais Comuns nas Pernas?

Em resumo, a preferência das varizes pelas pernas está relacionada à anatomia e à influência da gravidade. No entanto, independentemente de onde elas apareçam, é importante entender que as varizes podem ser tratadas com sucesso. Se você está preocupado com varizes em qualquer parte do corpo, consulte um especialista vascular para avaliar a melhor abordagem de tratamento para o seu caso específico. Lembre-se de que o tratamento adequado pode melhorar tanto a estética quanto a saúde das suas veias.

Compartilhe agora mesmo: